Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Gutto Assessoria Contábil SS Ltda de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei nº 13.709 – Lei geral de proteção de dados pessoais (LGPD).
H� MAIS DE 35 ANOS NO MERCADO




Dólar tem forte alta, chega a R$ 5,27 e renova máxima anual


O mercado viveu mais um dia de tensão, com a crise provocada pelos ataques a Israel. Diante disso, o real não ficou imune às pressões no cenário internacional e se desvalorizou ainda mais nesta terça-feira (16/4). Após ter alcançado o maior valor em mais de um ano na segunda (15), o câmbio do dólar comercial avançou ainda mais e encerrou o pregão em alta de 1,64%, atingindo R$ 5,27.

 

Já é a quarta alta consecutiva do dólar frente à moeda brasileira. A principal causa para este novo aumento é o cenário de incerteza em relação à política monetária dos Estados Unidos. Com o aumento das tensões no Oriente Médio, a perspectiva é que o Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos EUA, demore um pouco mais para diminuir os juros, o que faz com que muitos investidores optem por retirar dinheiro de países emergentes, como o Brasil, para economias mais fortes, como EUA e União Europeia.

"Já não se esperava uma redução (dos juros nos EUA) tão acentuada depois dos últimos índices de emprego e de renda. Então, isso também vai fazer com que o Fed segure mais a taxa de juros. Segurando mais a taxa de juros lá, isso vai fazer com que, no caso do Brasil, o real se deprecie, como está acontecendo hoje, e uma retirada de dólares para uma alocação, principalmente, em títulos norte-americanos”, avalia o economista e sócio da GWX Investimentos, Ciro de Avelar.

Mesmo assim, para o economista da APAS, Felipe Queiroz, os efeitos podem ser passageiros e de curto prazo. Segundo ele, esse movimento de desvalorização intensa do real nos últimos dois dias é resultado, principalmente, do capital especulativo. “Mas o Brasil está crescendo, então isso atrai, por outro lado, outro tipo de investimento não especulativo, mas de médio e longo prazo, que produz geração de emprego, e crescimento da economia, que é um crescimento endógeno”, avalia Queiroz.


Bolsa também cai

No pregão desta terça-feira, o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (IBOVESPA - B3) também foi impactado pela crise externa e fechou em queda de 0,75%, aos 124.388 pontos. Durante o dia, a bolsa atingiu o seu menor valor desde o início deste ano, chegando a operar pouco acima dos 123 mil pontos.

Entre as ações listadas na B3, as piores quedas ficaram por conta dos papéis da varejista Assaí (ASAI3), que recuaram 5,39%, e da empresa de calçados Alpargatas (ALPA3), que caíram 5,05%. As ações da Vale (VALE3) caíram 0,98%, enquanto as da Petrobras (PETR4) se valorizaram pelo segundo dia consecutivo, com alta de 0,46%.

 

Fonte: Correio Braziliense