Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Gutto Assessoria Contábil SS Ltda de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei nº 13.709 – Lei geral de proteção de dados pessoais (LGPD).
H� MAIS DE 35 ANOS NO MERCADO




Boletim Focus: Mercado estima PIB de 1,9% este ano


Pela oitava semana consecutiva, as projeções do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira continuam a aumentar. Segundo o boletim Focus divulgado pelo Banco Central em Brasília ontem, espera-se um crescimento de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, marcando um aumento em comparação com as expectativas anteriores.

Na semana anterior, a previsão era de um crescimento de 1,89% em 2024, enquanto há quatro semanas estava em 1,78%. Para os anos seguintes (2025, 2026 e 2027), as estimativas do mercado financeiro permanecem estáveis em 2%.

Quanto ao câmbio e à taxa básica de juros (Selic), as projeções também se mantêm estáveis. Há três semanas consecutivas, o mercado prevê que o dólar fechará o ano cotado a R$ 4,95, e há 15 semanas projeta uma Selic de 9% ao final do ano.

Para 2025, as expectativas permanecem inalteradas, com o dólar a R$ 5 há 13 semanas e a Selic a 8,5% há 18 semanas.

Focus
Em relação à inflação, as expectativas do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2024 apresentaram um aumento de 0,01 ponto percentual em comparação com a semana anterior, embora ainda estejam acima das previsões registradas há quatro semanas.

De acordo com o boletim Focus, espera-se um crescimento de 3,76% em 2024. Há quatro semanas, a estimativa era de 3,77%, e uma semana antes, de 3,75%.

PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) é uma medida econômica que representa o valor total de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território de um país durante um determinado período de tempo, geralmente um ano ou um trimestre. Em outras palavras, o PIB é uma maneira de quantificar a atividade econômica de um país, medindo a produção de bens e serviços dentro de suas fronteiras.

O PIB é uma das principais métricas utilizadas para avaliar a saúde econômica de um país e sua performance ao longo do tempo. Ele reflete a atividade dos diversos setores da economia, como agricultura, indústria, serviços, comércio, entre outros.

 

Fonte: Capitalist