Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Gutto Assessoria Contábil SS Ltda de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei nº 13.709 – Lei geral de proteção de dados pessoais (LGPD).
H� MAIS DE 35 ANOS NO MERCADO




Conta de luz vai baixar entre 3,5% e 5%, avalia ministro


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou, nesta terça-feira (9/4), que a medida provisória (MP) apresentada hoje para prorrogar os subsídios para a geração de energia limpa e quitar empréstimos do setor vai reduzir entre 3,5% e 5% a conta de luz dos brasileiros.

Ele participou nesta tarde de solenidade para a assinatura do texto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Para Silveira, os empréstimos que serão quitados pelo governo, referentes à crise da covid-19 e à escassez hídrica de 2021, foram contraídos de forma irresponsável pelo governo Bolsonaro e “jogados no colo” do consumir.

"Alívio na conta de energia entre 3,5% e 5% para as famílias brasileiras", discursou o ministro. "Essa MP traz alívio e vamos trabalhar fortemente nos próximos 90 dias pelas famílias brasileiras", acrescentou.

A MP apresentada tem dois pontos principais. O primeiro é prorrogar os subsídios do governo para a geração de energia limpa por mais 36 meses. A outra é permitir o uso dos recursos oriundos da privatização da Eletrobras para quitar a Conta Covid e a Conta Escassez Hídrica, que representam empréstimos concedidos pelo governo federal ao setor durante essas duas crises, em 2020 e 2021. O valor dos empréstimos é repassado aos consumidores de energia.

“Alguém, em algum momento, achou uma ótima ideia fazer negócios com juros elevadíssimos, e jogar o boleto no colo dos brasileiros e brasileiras mais pobres e da classe média”, enfatizou Silveira. “Vamos quitar, vamos trabalhar para isso, os empréstimos criados a juros abusivos, que foram contraídos durante a covid e a escassez hídrica, para minimizar e impedir novos aumentos (na conta de luz)”, emendou.

Na prática, a MP permite que o governo transforme a dívida da Eletrobras com o poder público fruto de sua privatização em títulos negociáveis no mercado, permitindo que o governo receba o valor de imediato e quite as Contas Covid e Escassez Hídrica. A expectativa é que a redução na conta ocorra no curto prazo.

Há dúvidas, porém, sobre o efeito da medida no longo prazo. O texto precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional em 90 dias para manter sua validade. Além disso, a prorrogação de subsídios abre espaço para aumentar a conta de luz, já que esses encargos estão entre os maiores fatores na fatura.

O texto trata ainda especificamente do caso do Amapá, que enfrentava o risco de um aumento de até 44% na conta de luz. A medida será publicada amanhã (10/4) no Diário Oficial da União (DOU).

Também estiveram presentes o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; e os ministros Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), Rui Costa (Cada Civil), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), e os governadores Elmano de Freitas (Ceará), Rafael Fonteles (Piauí), Clécio Luís (Amapá), e a governadora em exercício de Pernambuco, Priscilla Krause.

 

Fonte: Correio Braziliense