Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Gutto Assessoria Contábil SS Ltda de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei nº 13.709 – Lei geral de proteção de dados pessoais (LGPD).
H� MAIS DE 35 ANOS NO MERCADO




Projeção para crescimento do crédito para famílias em 2024


A projeção de crescimento da carteira de crédito direcionada destinada às famílias em 2024 passou de 9,0% para 10,3% e a carteira direcionada teve expectativa de alta de 8,9% para 9,9%, revela a Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban. Com isso, a carteira total para este ano mantém a tendência de alta e avançou de 8,4% (pesquisa de fevereiro) para 8,8%, mais próxima da última projeção do Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central, que está em 9,4%. Em 2023, a carteira total fechou com aumento de 8,1%.

Por outro lado, o levantamento mostrou que projeção para a evolução da carteira direcionada destinada às empresas foi revista para baixo, passando de uma alta de 8,8% para 8,3%. Já a expectativa de crescimento da carteira livre para este ano subiu de 8,1% para 8,5%, também puxada pela previsão de maior expansão da carteira pessoa física, que passou de 8,9% para 9,5%, enquanto a previsão para a carteira livre pessoa jurídica teve ligeira revisão, subindo de 7,4% para 7,6%.

A Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban é realizada a cada 45 dias, logo após a divulgação da Ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e mostra a estimativa dos bancos para o comportamento de diversas variáveis da economia ao longo deste e do próximo ano.

Esta edição foi feita com entrevistas com 20 bancos entre 26 de março a 02 de abril. Com este olhar prospectivo, essa pesquisa se diferencia da Pesquisa Especial de Crédito, divulgada mensalmente e que procura antecipar os números do mês anterior que são divulgados na Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central.

A pesquisa também trouxe as estimativas dos bancos em relação ao crédito em 2025, e também captou melhora nas projeções. A expansão da carteira total esperada para o ano que vem saiu de 8,1% para 8,9%, com revisões para cima em recursos livres (+8,9% ante +8,6%) e direcionados (+8,9% ante +8,0%). O destaque fica para a expansão aguardada da carteira destinada às famílias, que segue acima de 9,0% tanto no segmento direcionado como no livre.

“Apesar do aumento relativo das incertezas no período recente, a pesquisa ainda captou um sentimento positivo por parte dos participantes, tanto em relação ao comportamento geral da economia, como especificamente do crédito, que deve crescer mais do que o esperado até então. Outro ponto importante é que a revisão positiva é sustentada especialmente pelo crédito destinado às famílias, que já tem mostrado uma dinâmica mais positiva nos últimos meses, afirma Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban.

Em relação à taxa de inadimplência da carteira livre, a pesquisa capturou estabilidade da projeção para 2024, ficando em 4,5%, o que corresponde a uma ligeira queda em relação ao nível atual do indicador (4,6% em fevereiro, segundo o BC), o que reforça a percepção de melhora na expectativa em relação às perdas esperadas com o crédito ao longo do ano. Para 2025, a projeção do indicador caiu para 4,2% (ante 4,3% na pesquisa anterior), indicando que o movimento de queda deve continuar no ano que vem.

Selic
Metade dos participantes (50%) afirmou não ter alterado suas expectativas em relação ao ciclo de cortes da taxa Selic, mesmo após a mudança da orientação futura do Copom. Já o restante espera um ciclo mais lento, mais curto ou ambos.

De acordo com a pesquisa, a mediana para a taxa Selic coletada mostra mais dois cortes de 0,50 ponto percentual, seguido de cortes de 0,25 ponto percentual em julho e novembro, quando chegaria a 9,25% ao ano.

Câmbio
Em relação à taxa de câmbio, é aguardada uma relativa estabilidade abaixo do nível de R$/US$ 5,00 até próximo do final do ano (novembro), embora em patamar superior ao captado na pesquisa de fevereiro.

Atividade econômica
Sobre a atividade econômica, 55% dos participantes acreditam que a economia deve seguir surpreendendo positivamente, levando a um crescimento do PIB superior ao estimado pelo consenso atualmente (+1,85%).

Inflação
Em relação à inflação, apesar da pressão recente observada na inflação de serviços, a maioria dos participantes (60%) ainda espera que o IPCA encerre o ano em torno de 3,75% (consenso do Focus) ou abaixo deste patamar.

Fiscal
No âmbito fiscal, as projeções para o resultado primário de 2024 também tem viés de melhora, com 90,0% dos participantes enxergando um déficit de 0,75% do PIB ou menor.

Cenário internacional
Já no cenário internacional, 75% dos entrevistados esperam três cortes de 0,25 ponto percentual nos juros norte-americanos até o fim do ano, em linha com o indicado pelo próprio Fed.

 

Fonte: Revista Empreende