Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Gutto Assessoria Contábil SS Ltda de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei nº 13.709 – Lei geral de proteção de dados pessoais (LGPD).
H� MAIS DE 35 ANOS NO MERCADO




Cartão de crédito: juros recuam pelo 2º mês e atingem 412,5% ao ano


Nesta terça-feira (2), o Banco Central (BC) divulgou que os juros praticados pelas instituições financeiras em operações com cartão de crédito rotativo tiveram uma redução significativa de 6,8 pontos percentuais em fevereiro, atingindo a taxa de 412,5% ao ano.

Este é o segundo mês consecutivo de queda, uma vez que em janeiro o valor estava em 419,3% ao ano.

Apesar da queda registrada, a taxa permanece acima do limite estabelecido pela regra vigente desde o início de janeiro. O valor de fevereiro, no entanto, representa a menor taxa dessa modalidade desde dezembro de 2022, quando a taxa atingiu 411,9% ao ano, conforme aponta a série histórica do BC.

Ainda segundo o relatório, a inadimplência da carteira de crédito total do sistema financeiro nacional permaneceu estável em fevereiro, mantendo-se em 3,3%. Essa estabilidade também foi observada na comparação ao longo de 12 meses.

Por segmento, os percentuais de inadimplência das carteiras de pessoas jurídicas e de pessoas físicas igualmente demonstraram estabilidade, ficando em 2,6% e 3,7%, respectivamente.

Conforme o relatório, a taxa média de juros cobrada para pessoas físicas atingiu 40,2% ao ano. Esse número reflete uma queda de 0,3 ponto percentual em relação ao mês anterior e uma redução mais expressiva de 3,8 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Já nas operações com empresas, a taxa média de juros alcançou 21,4% ao ano, registrando uma diminuição mensal de 0,9 ponto percentual. Comparativamente ao mesmo período do ano anterior, essa taxa apresentou uma redução de 2,4 pontos percentuais.

 

Fonte: IG