Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Gutto Assessoria Contábil SS Ltda de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei nº 13.709 – Lei geral de proteção de dados pessoais (LGPD).
H� MAIS DE 35 ANOS NO MERCADO




Endividamento das famílias no Brasil aumenta em março


Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo destaca impacto nos lares com renda de até três salários mínimos que não teriam condições de pagar suas pendências

A proporção de famílias endividadas no Brasil ficou em 78,1% no mês de março, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse número representa um aumento em relação a fevereiro, quando estava em 77,9%. No entanto, ainda é menor do que o registrado no mesmo período em 2023, que foi de 78,3%. A pesquisa também apontou um aumento na inadimplência, que passou de 28,1% para 28,6%. A CNC destacou que esse crescimento foi mais significativo entre famílias com renda de até três salários mínimos que não teriam condições de pagar suas pendências. O momento mais favorável dos juros, com menor custo, tem contribuído para uma maior demanda desse grupo, por crédito parcelado.

Já o aumento das famílias que não terão condições de pagar as dívidas em atraso ocorreu apenas nas faixas de renda intermediárias (de 3 a 5 e de 5 a 10 salários mínimos). As dívidas consideradas na pesquisa incluem cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa. A Confederação alertou para a importância de medidas que possam auxiliar essas famílias a lidar com suas dívidas.

Fonte: Jovem Pan