Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Gutto Assessoria Contábil SS Ltda de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei nº 13.709 – Lei geral de proteção de dados pessoais (LGPD).
H� MAIS DE 35 ANOS NO MERCADO




Aéreas: combustível verde esbarra na falta de oferta – e na demanda por subsídios


Um voo único São Paulo-Londres emite algo próximo de 215 toneladas de CO2 na atmosfera. É o equivalente ao que um carro gasta em seis meses, rodando 20 km por dia, sete dias por semana. Adicione o voo de volta, e temos um ano das emissões de um carro a gasolina.

Por essas, as companhias aéreas têm um compromisso com a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) de neutralizar 100% de suas emissões de carbono até 2050. 

Até existem aviões elétricos, mas eles são minúsculos. Aeronaves comerciais que não queimem combustível ainda são uma utopia. A saída, então, é apostar em combustíveis mais limpos. No caso, o chamado SAF (Sustainable Aviation Fuel) – produzido a partir de fontes renováveis, como o etanol. “Sem o SAF, o setor não vai ser carbono zero de forma alguma”, diz Filipe Alvarez, gerente de sustentabilidade da Azul.

O problema: se o combustível fóssil usado hoje já representa um gargalo no orçamento das empresas aéreas, com o produto menos poluente a conta pode não fechar. Na Europa, onde o mercado está mais avançado, o SAF custa quatro vezes mais do que o querosene de aviação.

 

“Se você considerar que, no Brasil, o combustível já representa quase 50% do custo operacional de uma área, aumentar essa proporção inviabilizaria o setor”.

— FILIPE ALVAREZ, GERENTE DE SUSTENTABILIDADE DA AZUL.

 

Por aqui, as principais companhias áreas – Azul (AZUL4). Gol (GOLL4) e Latam – ainda não usam o SAF em seus aviões comerciais. Lá fora, o setor também anda a passos de tartaruga, mas há exemplos concretos. É caso da KLM. A companhia aérea holandesa adiciona 1% de SAF, feito de óleo de cozinha usado, no abastecimento de cada voo que sai do aeroporto de Schiphol, em Amsterdã.

O que explica a escassez de usuários do produto é um mercado ainda incipiente, com poucos fornecedores. Lígia Sato, gerente de sustentabilidade da Latam Brasil, explica que a produção hoje é suficiente apenas para 0,15% da demanda mundial. Com o preço no patamar atual, porém, há pouca demanda – e sem aumento de demanda não há crescimento na oferta.

“Para solucionar o problema é fundamental um marco regulatório da descarbonização da aviação, com regras claras e coerentes, segurança jurídica para investimentos, além de incentivos e tributação adequados”, diz.

 

Falta uma mãozinha?

O ponto central da frase de Ligia Sato é a palavra “incentivo”. Significa que, sem subsídios, o SAF não decola. Nos EUA, desde 2022 há um subsídio de até US$ 1,75 por galão para produtores e companhias que adicionarem o SAF ao querosene – dá 60% do preço de um galão de combustível fóssil, de modo a abrir alguma manga para que as empresas usem em parte o combustível verde, bem mais caro.  

No Brasil, ainda não existe nada claro sobre a mãozinha que o Estado pode dar. O que se tem no momento é o projeto de lei “combustível do futuro”, aprovado pela Câmara dos Deputados, e que criou o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação, o ProBioQAV. 

O documento, que está em votação no Senado, diz que, a partir de janeiro de 2027, as empresas serão obrigadas a reduzir as emissões de gases do efeito estufa nos voos domésticos por meio do uso do SAF. As metas começam com 1% de redução e crescem gradativamente até atingir 10% em 2037. 

“O PL define algumas coisas, mas ainda não está discutindo a estrutura de precificação e tributação. Provavelmente isso vai ser discutido em regulações complementares, por decreto”, avalia Alvarez da Azul.

Para Eduardo Calderon, diretor do Centro de Controle Operacional (CCO) e engenharia da Gol, faria sentido adotar no Brasil um incentivo parecido ao aprovado nos EUA.

“Mas se for um mandato igual ao da Europa [sem subsídio], não tem jeito. Vai ter um incremento de custo e, obviamente, o produto final [que é a passagem aérea] pode acabar mais caro”, avalia Calderon.

 

Etanol pode salvar a lavoura?

A Raízen, maior produtora global de etanol da cana-de-açúcar, recebeu a certificação ISCC CORSIA Plus (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation). Significa o seguinte: o etanol de segunda geração – chamado de E2G – produzido por ela cumpre os requisitos internacionais para ser usado na produção do SAF. 

O produto é resultado do reaproveitamento de resíduos gerados na produção do etanol comum e do açúcar, como bagaço de cana – ou seja, trata-se de um combustível ainda mais sustentável, já que é feito de materiais que acabariam descartados.

A estimativa da empresa é que a demanda global por SAF atinja aproximadamente 20 milhões de m³ em 2030.

“Se um quarto vier do etanol, serão 9 milhões de metros cúbicos a mais necessários para atingir a demanda mundial”, explica Paulo Neves, vice-presidente de trading da Raízen. Isso representa cerca de 10% da produção global de etanol hoje.

A empresa pretende investir R$ 24 bilhões em 20 fábricas dedicadas a produção do E2G. Do total, 9 já foram anunciadas e outras 11 estão em definição.

Neves explica que a produção nacional pode ajudar a tornar o combustível verde bem mais acessível por aqui. “A logística é 70% mais cara se o SAF for produzido fora do Brasil”, diz o executivo. 

Calderon, da Gol, acredita que o SAF tem tudo para dar certo no Brasil, justamente pela potência do país na produção. “Acho que o Brasil pode ser o Oriente Médio do combustível alternativo. Se a gente fizer um negócio bem feito, temos tudo para ser um grande fornecedor desse tipo de combustível para o mundo”.

 

Fonte: Invest News